Mundo – O primeiro dia para a escolha do sucessor de Jorge Mário Bergoglio, o Papa Francisco, não teve resultados. Nesta quarta-feira, 7/5, o início do conclave terminou com fumaça preta saindo pela chaminé da Capela Sistina.
Para que o novo líder da igreja Católica seja eleito, é preciso atingir dois terços dos votos totais, ou seja, pelo menos 89 dos 133 votos. Se esse percentual não for atingido, as cédulas são queimadas, a fumaça preta é emitida e uma nova votação será feita. Caso tenha um consenso, a Capela Sistina divulgará fumaça branca.
Leia também: Uma história pouco conhecida de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco
Os favoritos ao cargo máximo da Igreja Católica representam uma diversidade de regiões e correntes internas: há nomes ligados ao legado de Francisco, com postura mais progressista, e também figuras de perfil mais conservador.
Os últimos dois conclaves, em 2005 e 2013, duraram dois dias.
Veja a agenda do conclave de quinta-feira (8):
- 5h30 – Votação: só terá fumaça se de fato um papa for eleito (branca);
- 7h – Caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé;
- 12h30 – Votação: só terá fumaça se de fato um papa for eleito (branca);
- 14h00 – Caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé;
Consideração: A menos que a fumaça seja branca, só haverá duas fumaças pretas no dia.
Como é feita a fumaça que indica o resultado da votação?
“A chaminé, conectada a duas estufas dentro da capela, é o ponto de saída da fumaça: a preta, quando a maioria qualificada de dois terços ainda não foi alcançada, e a branca, que confirma a eleição do novo pontífice”, afirma a Santa Sé.
Após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior.
– Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.
– Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.
Quando a fumaça sair branca
Após a fumaça branca subir da chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basília de São Pedro tocarem, o nome do papa recém-eleito será transmitido ao mundo em um pronunciamento em latim.
O cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, subirá à sacada central da Basílica de São Pedro, acompanhado por dois padres, e fará o anúncio icônico: “Habemus Papam” (“Temos um papa”).
Após a fumaça branca, o papa escolhido será levado para uma sala especial. Ele terá alguns momentos para si mesmo e trocará de roupa antes de retornar à sacada. O cardeal escolhido vai anunciar seu novo como Papa.
Em 2013, os sinos começaram a tocar um minuto após a fumaça branca. Jorge Bergoglio apareceu 1 hora e 16 minutos depois da fumaça branca. Entre o anúncio de “Habemus Papam” e a aparição na janela foram 9 minutos.
A primeira missa do novo papa acontece entre quatro ou cinco dias depois da eleição. Neste mesmo dia, o pontífice vai receber o anel do pescador, símbolo do pontificado.
*Com informações de band.com.br