Após mais de três meses de espera, a F1 finalmente está de volta de forma oficial com a primeira corrida de 2022, o GP do Bahrein, marcada para este domingo, dia 20 de março. E para ajudar os fãs, preparamos um guia com as principais novidades e informações necessárias para acompanhar de perto a atual temporada.
Calendário
A temporada de 2022 estava marcada para ser a maior da história, com 23 corridas. Porém, com o fim do contrato do GP da Rússia e sem um anúncio a respeito de um GP substituto, ela segue com 22 etapas provisoriamente. O campeonato começa em 20/3, no Barein, e termina em 20/11, em Abu Dhabi.
Rivalidades
O ano de 2022 é de grandes expectativas de boas brigas entre os campeões Verstappen e Hamilton, mas também de boas disputas internas. Exemplos de Russell x Hamilton, Sainz x Leclerc, Alonso x Ocon, Norris x Ricciardo mais.
Por ter conquistado o título de 2021, Max Verstappen terá o direito de usar o número 1 em seu carro, algo que o holandês já deixou claro que fará. Confira o grid completo aqui.
Miami
A única corrida estreante é a etapa de Miami, marcada para 8 de maio. A prova será realizada ao redor do Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins. O circuito terá 5,41 km, 19 curvas. Será a primeira de duas corridas nos EUA, junto com a etapa de Austin.
Corrida Sprint
Mudança controversa de 2021, as Corridas Sprint seguem em 2022. A ideia inicial era realizar o dobro de eventos do ano passado, com um total de seis corridas. Contudo, após reclamação dos times de que isso elevaria os custos provenientes de acidentes, equipes, F1 e FIA chegaram a um acordo de três corridas, marcadas para os GPs da Emilia Romagna, em Imola, da Áustria, em Spielberg, e de São Paulo, em Interlagos.
O formato sofreu algumas mudanças. Agora, para efeito de estatística, o pole não é mais o vencedor da corrida sprint, no sábado, mas aquele que tiver feito o melhor tempo na classificação na sexta-feira. Além disso, agora os oito primeiros pontuam, em vez de apenas os três primeiros.
Novo conceito, novos carros
Em 2022, um novo conceito entra em ação e os carros sofrem mudança radical de conceito ao explorar o efeito solo, que gera pressão aerodinâmica por túneis (de Venturi) no assoalho, dependendo menos das asas dianteiras e traseiras. A expectativa é que o carro de trás siga o rival à frente com mais facilidade, aumentando disputas e ultrapassagens. Ou seja, melhorando o espetáculo.