O Congresso Nacional retoma as atividades parlamentares nesta semana após um período de 15 dias sem sessão por conta do feriado. Uma reunião de líderes da Câmara dos Deputados está marcada para a manhã desta segunda-feira (27/2) para discutir as prioridades a partir de agora.
Também é esperada para esta semana as definições dos nomes que vão presidir as comissões que compõem a Casa.
Pautas consideradas importantes pela Presidência, como é o caso da reforma tributária, devem ter prioridade durante os primeiros dias na Câmara dos Deputados.
Além disso, existe também a expectativa de um encontro das lideranças partidárias com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ideia é que as demandas do Governo Federal sejam ajustadas com as dos parlamentares, com o foco em um texto unificado da reforma, que tramita há mais de trinta anos na Casa.
O grupo de trabalho, formado por 12 deputados que vão analisar o tema, se reúne nesta terça-feira (28). A proposta é que os parlamentares apresentem um plano de ação consolidado para a reestruturação tributária em cerca de 90 dias.
Mesmo antes do início dos encontros, a oposição já critica a medida.
Além disso, os partidos intensificaram as negociações para a formação das comissões, tanto na Câmara quanto no Senado.
A distribuição deve levar em consideração o tamanho de cada bancada, sendo que são 14 comissões permanentes formadas por senadores e 25 formadas por deputados.
O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rego, afirmou que tudo deve ser resolvido ainda nesta semana.
Em relação às pautas, a expectativa é que sejam analisados também assuntos pendentes, como as 24 medidas provisórias que foram apresentadas tanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro quanto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.