Manaus (AM) – O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) realiza, na sexta-feira (26), às 19h, a cerimônia de posse do presidente Márcio Paixão, do vice-presidente José Altamir, e dos novos conselheiros eleitos no ano passado. O evento acontecerá no Auditório Auton Furtado Jr., localizado na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
Com mais de 20 anos de carreira, o novo presidente do Corecon-AM, economista Márcio Paixão, é doutorando em Biotecnologia / Bioeconomia e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas. Possui MBAs em Gestão Empresarial, Gestão Financeira e Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e MBA Executivo Internacional Business and Management pela Universidade da Califórnia – Campus Irvine, nos Estados Unidos. Além de economista, é professor de Pós-Graduação da FGV, empresário e consultor em Gestão Financeira, Gestão Empresarial, Inteligência em Negócios e Bioeconomia.
Em 2015, Márcio Paixão recebeu o Prêmio Economista do Ano, concedido pelo Corecon-AM pelo desenvolvimento da modelagem econômico-contábil de reorganização e reestruturação societária chamada “Drop Down de Ativos”, no âmbito do processo de desverticalização da Eletrobras-AM. Este modelo foi considerado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como inédito e inovador no setor elétrico brasileiro.
José Altamir, atual vice-presidente do Corecon-AM, é economista há 33 anos, formado pela Universidade Federal do Amazonas, com MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Gama Filho/Idaam. Exerceu diversos cargos na gestão pública, como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, secretário de governo em Presidente Figueiredo e Tapauá, além de cargos de direção na Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Câmara Municipal de Manaus, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Manaus e Manausmed.
Novos conselheiros
Na cerimônia do Corecon-AM, também tomarão posse os novos conselheiros efetivos e suplentes, eleitos para renovação do terço para os anos 2024-2026. Os economistas Jade Desirée Rodrigues do Nascimento, José Ricardo Wendling e Inaldo Seixas Cruz foram eleitos como conselheiros efetivos, e as economistas Marcela Vieira Gonçalves, Elenize Freitas Avelino e Ana Maria Oliveira de Souza, como suplentes.