MANAUS (AM) – Júnior Emanuel da Costa Fernandes, que tinha 26 anos, teve morte cerebral confirmada nesta sexta-feira, 2/5. O analista era um dos cinco corredores atingidos por um motorista embriagado durante a 1ª Corrida Nacional do Sesi na última quinta-feira, 1º, e estava internado em estado grave no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste de Manaus.
A confirmação da morte cerebral foi dada pela família ainda nesta manhã. Júnior Emanuel passaria por uma cirurgia, no entanto, seu quadro de saúde piorou e se tornou irreversível. Outro corredor havia sido encaminhado em estado grave à uma unidade de saúde da capital, enquanto os outros três competidores foram socorridos com ferimentos mais leves.
Leia também: Detran-AM registra 968 autuações durante fiscalizações no feriado do dia do trabalhador
O caso
Os atletas corriam pela faixa esquerda da avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, por volta das 5h15, quando um carro, conduzido por Alef Jardel Oliveira Valente, ultrapassou o limite de segurança, invadiu a pista e atingiu cinco corredores. Ele foi preso ainda no local e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o teste de alcoolemia realizado no suspeito indicou 0,64mg/l de álcool no sangue, quantidade quase o dobro do limite considerado crime de trânsito. A audiência de custódia deverá acontecer ainda nesta sexta-feira, 2/5, e o condutor permanece detido no 19º DIP.