País – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro dá início a uma série de oitivas e deve ouvir, nesta terça-feira (20) o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. A oitiva começa às 09h, com transmissão do Band.com.br.
A presença dele na comissão foi aprovada a partir de um requerimento apresentado pela relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Silvinei Vasques prestará depoimento como testemunha, ou seja, é obrigado a comparecer.
Como justificativa da convocação, Eliziane Gama quer explicações sobre as blitz nas rodovias federais em 30 de outubro do ano passado, dia que foi realizado o segundo turno das eleições. Na época, foi notificado que a PRF fez diversas barreiras para dificultar a locomoção de eleitores, principalmente no Nordeste.
Além disso, a relatora também quer informações sobre atos ocorridos em dezembro de 2022. Investigado por improbidade administrativa em razão da acusação de pedir votos por meio de rede social para o então presidente Jair Bolsonaro, Vasques se aposentou no final do ano passado. Ele estava à frente da PRF desde abril de 2021.
No dia 13 de junho, a CPMI aprovou a convocação de 36 pessoas, muitas delas ligadas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, o tenente-coronel Mauro Cid (ex-ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro), o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o ex-ministro da Defesa Braga Netto.