Mundo – Boa parte das atenções da Fórmula 1 durante o fim de semana do Grande Prêmio da Áustria se voltaram para o circuito de Spa-Francorchamps. No sábado (1º), o piloto holandês Dilano Van’t Hoff morreu em decorrência de um acidente sofrido na segunda corrida etapa da Bélgica da Fórmula Regional Europeia.
A morte do piloto de 18 anos da equipe MP Motorsport gerou novos debates a respeito da segurança no automobilismo. E o assunto foi encarado com preocupação na F1.
Ainda no sábado, Lance Stroll pediu mudanças no ponto onde ocorreu o acidente – no caso, a Raidillon, curva entre a saída da Eau Rouge e a entrada da reta Kemmel.
“Não é justo o que aconteceu, e essa curva precisa ser olhada e mudada, porque perdemos dois jovens talentos em cinco anos, ela precisa ser mudada”, afirmou o canadense da Aston Martin, lembrando também a morte de Anthoine Hubert em etapa da Fórmula 2 na Bélgica em 2019. “Precisamos pensar no que fazer com aquela curva, pois nunca é divertido passar por lá. Toda vez que passamos por lá colocamos nossas vidas em risco”, acrescentou.
Já no domingo (2), os primeiros colocados do GP da Áustria demonstraram semelhante preocupação. Max Verstappen, da Red Bull, alertou não apenas para os riscos de Spa-Francorchamps, como também para outras pistas.
“É, com certeza, uma curva bastante perigosa, mas também vamos para Jedá no setor 1 e isso, para mim, é provavelmente mais perigoso até”, disse o holandês, que acredita que o começo da volta no GP da Arábia Saudita “é tudo cego” e sujeita os pilotos a grandes acidentes.
“Acho que a única coisa que talvez possa ser melhorada (em Spa-Francorchamps) é criar mais áreas de escape em termos de tentar mover mais as barreiras para fora, porque no momento, parece que assim que você bate, você bate na barreira e volta para a pista com bastante facilidade”, acrescentou.
Falta de condições na chuva
Para o bicampeão, no entanto, “é um pouco injusto” culpar apenas a pista pelos acidentes graves. Segundo ele, é preciso avaliar também quem permitiu a largada da prova do fim de semana na Bélgica.
“Em primeiro lugar, você deve investigar por que eles reiniciaram. É um grande campeonato, muitos carros. Eles são talentos em ascensão, provavelmente arriscam um pouco mais, porque querem mostrar a cada corrida que são os melhores pilotos. E com aquela visibilidade, era simplesmente impossível ver qualquer coisa – e eu sei, é claro, que quando você está indo para lá, você não vê nada”, completou.