Nesta terça-feira, 12/10, Dia das Crianças, 150 estudantes da rede pública estadual foram assistir ao treino da seleção brasileira masculina de futebol, no Estádio da Colina, zona oeste.
O Brasil vai enfrentar o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, na próxima quinta-feira, 14/10, na Arena da Amazônia, em Manaus.
Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para implantar no estado o projeto “Gol do Brasil”, voltado a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.
“É muito simbólico esse jogo da seleção brasileira e, aqui, deixo o meu agradecimento à CBF, ao empenho que todos os envolvidos na realização desse grande evento. É muito importante. Isso mostra o quanto o Amazonas conseguiu evoluir no combate à pandemia e mostra que nós estamos no caminho certo de retorno à normalidade das nossas vidas”, disse o governador.
Seleção dos alunos
Para acompanhar o treino, foram selecionados estudantes obedecendo os critérios estabelecidos pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desse total, 10 são estudantes da educação especial. Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular.
Aluna do 8º ano, Márcia Lacerda, foi uma das selecionadas para acompanhar o treino. “Tô muito nervosa, muito nervosa mesmo, eu quero tirar muitas fotos com os jogadores e o meu coração tá saindo pela boca. Quando a gente tava vindo para cá eu estava muito nervosa e pensei que ia ter um piripaque”, disse a estudante.
Por determinação do governador Wilson Lima, também foi definido que a escolha para assistir ao treino incluiria estudantes de 10 escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, já que o esporte contribui para o combate da violência e dependência química.
Gol do Brasil
Segundo Wilson Lima, ainda neste mês, no Rio de Janeiro, haverá a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para a implementação do projeto “Gol do Brasil” no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) que está sendo construído, pelo Governo do Estado, na antiga ocupação Monte Horebe, e também no município de Autazes. Mais de 240 alunos em situação de vulnerabilidade social serão beneficiados.
O “Gol do Brasil” é norteado por habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e promove atividades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Professores da rede estadual serão capacitados pela CBF para realização projeto.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya