A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) apreendeu nesta quinta-feira, 14/10, 20 quilos de mortadela em embalagens com suspeita de adulteração no prazo de validade, em um supermercado da zona Sul da cidade. A ação aconteceu após denúncias feitas pela população ao órgão sanitário.
Os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPro) constataram a situação suspeita após examinar as embalagens e o aspecto das fatias de mortadela encontradas.
“O produto não estava vencido, mas já se encontrava alterado, em processo de rancificação e, por isso, foi apreendido e inutilizado no próprio local”, explicou o fiscal Fabrício Barros. A rancificação é a oxidação das gorduras do alimento, que geram sabor e odor desagradáveis.
Os adesivos das embalagens, por sua vez, continham prazos de validade muito extensos, em desacordo com a vida útil estabelecida para o consumo do alimento, o que reforça a suspeita de adulteração.
Embora não tenha havido flagrante de más práticas no supermercado, em razão do produto rancificado encontrado, o estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de uma a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 114,61.
Denúncia da população
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou a importância da colaboração da população no combate às más práticas sanitárias. “É graças à atenção dos cidadãos, que acionam a Visa Manaus por meio da nossa Ouvidoria, que podemos agir para coibir malfeitos na acomodação, conservação e manuseio de alimentos, o que é uma das áreas de atuação da Vigilância. Pedimos que mantenham essa preocupação, e sempre verifiquem as informações e o aspecto dos produtos na hora de comprá-los”, observou.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya