Os profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto terão reajuste de 9,19%, em 2022, referente às datas-bases de 2020 e 2021. O anúncio foi feito, nesta terça-feira, 26/10, pelo governador Wilson Lima. O aumento faz parte do pacote de reajustes anunciado em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado na quinta-feira, 28/10.
Para este ano, ainda há o anúncio do valor do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que será rateado entre os profissionais.
"Pagaremos para todos os profissionais da Educação o maior abono do Fundeb de todos os tempos. Precisamos esperar fechar o mês de novembro para termos a previsão correta da nossa receita", explicou Lima.
As novas receitas começarão a ser pagas em janeiro de 2022. De acordo com o governador, o pacote de reajustes terá um impacto de aproximadamente R$ 500 milhões de reais na folha do Estado.
Além da Secretaria de Educação, outras áreas educacionais, como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também terão os vencimentos reajustados.
"Vamos conceder também reajuste para uma categoria que está desde 2015 sem nenhum reajuste. Nós vamos pagar as datas-bases de 2015 a 2020 de 31,63% para o Cetam, que vai receber 31,63% de reajuste. Para a UEA, nós estamos garantindo as promoções verticais e horizontais dos docentes e técnicos administrativos com a implementação da lei de número 4.736 de 2018. Essa é uma conquista histórica para o povo da UEA", enfatizou o governador.
Dia do Servidor
Em virtude do Dia do Servidor Público, os órgãos estaduais terão ponto facultativo nos dias 28 e 29 de outubro. Nesta terça-feira, as secretarias do Estado se reuniram no Centro de Convenções Vasco Vasques para celebrar o dia e acompanhar o anúncio dos reajustes.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya