O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira, 3/11, uma nova remessa com 102.960 doses de vacinas contra a Covid-19. O carregamento enviado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), é do tipo Pfizer/BioNtech e dará continuidade à campanha de vacinação no Amazonas.
O lote chegou à capital amazonense em voo comercial da Latam Linhas Aéreas, desembarcado às 11h05, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus. O lote foi recebido por agentes da Fundação de Vigilância e Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Escoltado pela Polícia Federal, o lote de vacinas foi transportado para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde as vacinas foram contabilizadas e armazenadas.
Terceira dose
A vacina Pfizer tem sido o imunizante aplicado como terceira dose. Profissionais da saúde afirmam que o tipo é totalmente seguro e recomendado para realizar o reforço da imunização nos grupos selecionados, no caso do Amazonas os trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há seis meses ou mais; além dos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.
Vacinômetro
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, apontam que 4.544.082 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quarta-feira (03/11), sendo 2.615.338 de primeira dose, 1.801.389 de segunda dose, 51.593 com dose única e 75.762 de terceira dose (dose de reforço). A informação está disponível no site da FVS-RCP - www.fvs.am.gov.br.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya