A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores de sangue do grupo O de fatores positivo e negativo (O+ e O-). A reserva desse grupo sanguíneo registrou uma baixa de 40% nos estoques da instituição a partir de hoje (09/11).
De acordo com a gerente de captação de doadores do Hemoam, Flávia Rezende, a queda no estoque está relacionada a três fatores: a baixa no comparecimento dos doadores após o feriado de Finados, a demanda de transfusões para cirurgias e ao período chuvoso.
“Quando a quantidade de sangue que mandamos para as transfusões é maior do que a quantidade que recebemos, pelas doações, aí a conta não bate e o estoque fica crítico”, destacou Rezende, ao informar que diariamente, só em Manaus, são realizadas diariamente uma média de 225 transfusões. Por outro lado, nos últimos cinco dias a média de doações tem sido de 132/dia.
O sangue O positivo (O+) corresponde a mais da metade da população do Amazonas, por isso ele é o tipo mais utilizado diariamente. O sangue O negativo (O-), além de raro, é bastante utilizado em casos de emergência, quando não dá tempo de descobrir a tipagem sanguínea do paciente.
Como doar
Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial com foto. A pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade, a partir dos 16 anos, também podem doar, mas precisam estar acompanhados do pai/mãe ou responsável legal (tutelar).
O candidato à doação também precisa estar bem de saúde, bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à coleta.
A doação funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada, zona centro-oeste.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya