Nesse domingo, 14/11, o primeiro da reabertura da praia da Ponta Negra após a flexibilização do uso do balneário nos finais de semana, foi tranquilo e sem ocorrências.
O tempo apresentou pancadas de chuva e um sol típico dos dias de novembro. Na praia, crianças correndo pela areia, muito banho no rio e famílias reunidas. Pela manhã, em razão da chuva, a faixa de areia foi pouco movimentada, tendo maior fluxo de banhistas pelo período da tarde.
Com mais de 70% da população vacinável imunizada contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, decidiu reabrir o acesso à praia da Ponta Negra também aos domingos.
A Prefeitura de Manaus informou que segue orientando os frequentadores do espaço público sobre a necessidade do uso de máscara e de se manter o distanciamento social, evitando aglomerações.
Com as águas do rio Negro mais baixas na vazante, a faixa de areia está extensa e permite que as famílias e grupos, que frequentam o espaço, possam se manter distantes e com segurança.
Orientação
A comissão que coordena a gestão do parque fez diversas abordagens orientando frequentadores para o uso da máscara durante todo o domingo. O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. A prefeitura reforça ainda as ações para vacinação ao público vacinável, uma das armas efetivas de combate à pandemia.
“Nossa recomendação é que todos possam vir de máscara, mantendo os cuidados necessários para estarem tranquilos, mesmo em um espaço público e aberto, ao ar livre. Todos que vieram ao parque, tanto para a praia quanto para o calçadão, devem usar máscara para sua proteção. Os cuidados precisam ser tomados, para que possamos chegar aos 80% da população vacinável imunizada, o que nos dará mais segurança”, falou o subcoordenador da comissão do parque, Alfredo Cesar Freitas.
Para o policial Hernandes Júnior, que esteve nesse domingo no local, o primeiro dia de reabertura da praia é o que chama de “novo normal”. “Estamos na pandemia e precisamos tomar os cuidados necessários, usar máscara, álcool em gel, manter o distanciamento social possível e seguir vacinando a população, para que possamos brincar neste ponto turístico, que é a Ponta Negra”, disse.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya