Qual a distância para a realização de um sonho? Para o lutador Ronaldo Tikuna, de 27 anos, nem mesmo os 900 quilômetros de distância entre Amaturá e Manaus desmotivam o atleta.
Ronaldo é da etnia Tikuna e se mudou para a capital em busca de melhores condições de treino e uma oportunidade para profissionalização. Segundo o lutador, quem deu o primeiro estímulo para sua entrada nos tatames foi a esposa, Cláudia.
"Ela chegou para mim e falou: por que você não vai para academia do meu amigo, fazer um treino, tirar esse estresse? Só que eu disse que não em um primeiro momento e nunca passou pela minha cabeça que eu iria gostar. Fiz um treino e eu perdi a noção das horas. Quando vi, já tava fazendo a primeira luta e não parei mais", disse.
Para Cláudia, além do incentivo ao companheiro, a presença de atletas indígenas permite a quebra de tabus e preconceitos. "Essa era uma forma da gente ter a oportunidade de provar, não só pra gente, mas para todas as pessoas que duvidam da capacidade do povo indígena".
Próximas etapas
Um dos próximos convites é uma luta em São Paulo por uma competição tradicional. Orgulhoso, ele disse que demorou para compreender a importância do convite para o evento: "Fiquei assustado quando chegou esse convite dizendo que eu iria lutar no Jungle Fight. Eu nem sabia o que era isso e só fui saber mesmo quando meu mestre falou que era um evento grande.
Segundo o treinador do Ronaldo, o professor Sinho Oliveira, o treino não é a garantia de uma vitória, mas parte de um processo que pode levar o aluno ao sucesso, e pontuou: "sei que ele vai fazer um ótimo trabalho em São Paulo".
Autointitulado de "Predador", ele começou a receber convites para lutar e afirma: "Eu vim para cá para fazer a minha história! Não só a minha como a de outras etnias", completou.
*Colaborou Luiz Henrique Almeida, da TV Band Amazonas
Veja Também
Competição de Três Tambores vai encerrar Campeonato Amazonense na 45ª Expoagro
Abel Ferreira deve receber proposta com aumento para continuar no Palmeiras
Título, rebaixamento e mais: o que está em jogo na última rodada do Brasileirão