A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) informou ao Band Notícias que os municípios de Jutaí, Boa Vista do Ramos e São Gabriel da Cachoeira apresentaram aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e lideram o ranking das dez cidades do Estado com o maior número de registros da doença.
De acordo com a SES-AM, as equipes técnicas de saúde que visitaram os municípios identificaram o relaxamento do cumprimento dos protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, além da baixa adesão à campanha de vacinação.
No boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde, no último sábado, 13/11, Jutaí aparece com 36 novos casos e Boa Vista do Ramos com 11 novos registros. Na sexta-feira, 12/11, foram divulgados 12 novos casos em Boa Vista do Ramos e dois em São Gabriel da Cachoeira. Já na última quarta-feira, 10/11, foram registrados 13 novos casos em Jutaí, seis em Boa Vista do Ramos e seis em São Gabriel da Cachoeira.
Enfrentamento
Equipes técnicas de saúde da SES-AM, da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia) estiveram nos últimos dias nesses municípios para realizar ações de intensificação de enfrentamento à Covid-19.
A FVS-RCP acrescentou que as amostras foram coletadas em São Gabriel da Cachoeira e Jutaí para identificação de variantes e que os municípios seguem sendo telemonitorados pela vigilância epidemiológica estadual.
Prevenção
A Fundação de Vigilância em Saúde esclarece que a circulação do vírus SARS-CoV-2 continua presente no Estado, e portanto, as medidas preventivas são essenciais para o controle da doença no Estado. A equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP está realizando telemonitoramento com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista do Ramos.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya