A campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19 será realizada neste sábado, 20/11, em Manaus e em mais cinco capitais – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador –, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, por meio das redes sociais do MS.
Essa é mais uma ação para incentivar o avanço da cobertura vacinal em todo o país. A iniciativa se soma aos esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, por meio da campanha Vacina Amazonas, que vem adotando estratégias para que a população busque sua imunização.
As equipes de saúde estarão em 30 postos montados para aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço do imunizante, na Arena da Amazônia, em Manaus. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.
Por conta do evento, o posto de vacinação do Sambódromo não será aberto no sábado e a vacinação ficará concentrada no podium da Arena, na zona centro-sul, das 8h às 16h, para atendimento de pedestres e na modalidade drive-thru.
Estrutura
O evento conta com o suporte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus). Cerca de 300 profissionais da saúde estarão atuando no posto de vacinação, com 30 equipes, formadas por vacinadores, triadores e digitadores, preparadas para receber a população.
O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou que o evento é mais uma oportunidade para quem ainda não se vacinou e precisa completar o seu esquema vacinal. “Estamos disponibilizando nossas equipes de saúde para realizar essa mega ação de vacinação contra a Covid-19. No sábado, teremos esse grande movimento para acelerar a vacinação no estado. E pedimos à população que atenda ao nosso chamado, porque é com a vacina que vamos vencer o vírus e salvar vidas. Covid-19 mata e a vacina salva vidas”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, afirma que a vacinação na capital está avançada, mas que ainda existe o desafio de ampliar a adesão de parte da população. “Em Manaus, 71% da população vacinável (acima de 12 anos) já completou o esquema vacinal e 126 mil receberam a dose de reforço. No entanto, ainda temos o desafio de aumentar a adesão das pessoas à segunda dose, até atingirmos o mínimo de 90%, para que a população esteja, de fato, protegida”, explicou.
Critérios
A ‘Mega Vacinação’ tem foco na aplicação da segunda dose e dose de reforço, mas a primeira dose também estará disponível à população.
Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca. E os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.
Acesso
A campanha na Arena da Amazônia terá 30 pontos de vacinação, sendo 20 na modalidade drive-thru e 10 para atendimento de pedestres. O acesso de veículos ao podium da Arena será pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya