A vacinação contra covid-19 avança no Amazonas, que chegou a 44,97% da população completamente imunizada nesta quarta-feira, 10/11. Já foram aplicadas 4.685.129 doses, sendo 2.637.468 de primeira dose e 1.867.564 de segunda dose, dose única ou de reforço.
Mesmo com o avanço da vacinação, o epidemiologista Jesem Orellana, pesquisador da Fiocruz Amazônia, alerta que ainda não é o momento de tirar a máscara nem de fazer grandes aglomerações para não correr o risco de uma nova onda de covid, como ocorreu no final de 2020.
“Mesmo com a queda no número de infecções e mortes nos últimos três meses, é possível vislumbrar que eventuais descuidos possam resultar no aumento de internações, assim como parece já estar ocorrendo no Amazonas”, ressaltou o especialista.
Situação na capital
Em Manaus, de acordo com o Vacinômetro municipal, que registra os dados de vacinação contra a Covid, até ontem, haviam sido aplicadas mais de 2,9 milhões de doses. Considerando a população vacinável (acima de 12 anos), que é de 1.785.793 pessoas, 89,75% receberam até o momento, pelo menos uma dose de imunizante e 68,93% já estão com o esquema vacinal completo.
Esta semana, a campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital, coordenada pela Prefeitura de Manaus, tem 54 pontos de atendimento. São 40 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), quatro pontos estratégicos, três Caics (Centros de Atenção Integral à Criança), um Caimi (Centro de Atenção Integral à Melhor Idade), cinco shopping centers e na Feira Manaus Moderna.
Veja Também
Fundador do Musa, Ennio Candotti morre aos 81 anos em Manaus
Navio petroleiro tomba no Rio Amazonas em área afetada pela seca
Prefeitura de Manaus alerta sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya