O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) denunciou dez membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que participaram do ataque ao 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), ocorrido no Centro de Manaus, em junho de 2021. A ação do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO) foi divulgada nesta segunda-feira, 31/01.
Segundo a denúncia, o Inquérito Policial demonstrou que o crime ocorreu meio a outros ataques, coordenados pelo Comando Vermelho do Amazonas, motivados por vingança contra a morte de um dos membros do grupo, Erick Batista da Costa, conhecido como “Dadinho”.
Entres os mandantes do crime estão: Sílvio Andrade Costa, “Marisa” ou “Barriga”; Samuel Maciel Pereira; Marcelo da Silva Nunes, “Jogador ou Marcelão”; Kaio Wuellington Cardoso Dos Santos, “Mano Kaio” ou “Neymar”; Jhonson Alves Barbosa, “Jhow”, e Adriano Silva Monteiro, “Adriano Gordinho”.
Já como responsáveis pelo ataque de forma direita estão: Sidynei Matheus Santos Machado, “Maranhão”; Leandro Mikael da Cruz Silva, “Niconha”; Messias de Oliveira Mangabeira, “Lágrima”, e Charle Lima da Silva, o “TX”.
O identificado como Sílvio Andrade Costa, foi preso em novembro do ano passado na Operação Nômade, da Polícia Federal, e teve prisão preventiva e soltura autorizada no último domingo, 30/01.
No momento, o MPAM aguarda o recebimento da denúncia e seguimento do processo, que deve ser distribuído a uma vara do Tribunal do Júri da Capital, visto que existe acusação de duas tentativas de homicídio contra policiais militares.