Manaus (AM) – O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. A conquista foi assegurada pela Lei n.º 6.717, de 4 de janeiro de 2024, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estrado do Amazonas (Aleam) e sancionada pelo governador do Amazonas Wilson Lima, na mesma data.
O Artigo 1.º estabelece que fica declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas o Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão. É, de acordo com o Parágrafo Único, cabe ao Poder Executivo a adoção das medidas cabíveis para o registro do bem material e imaterial, nos termos da legislação pertinente.
Para o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, a conquista vem consolidar o Ecofestival do Peixe-Boi como o segundo evento cultural e atrativo turístico do Amazonas.
“Somos só gratidão à Assembleia Legislativa do Estado e, sobretudo, ao Governo do Estado pelo reconhecimento do trabalho das agremiações Jaú e Anavilhanas e valorização cultural do nosso Ecofestival que, a partir da aprovação da Lei, passa a ser um patrimônio imaterial do Amazonas. Isso é compromisso com o desenvolvimento de Novo Airão que caminha para ser uma cidade modelo na Região”.