A campanha de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 11/12, terá um total de 23 pontos distribuídos pela cidade, sendo 18 da Prefeitura de Manaus e outros cinco em shoppings centers.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão atendendo em oito unidades básicas de saúde, uma clínica da família e o ponto da Manaus Moderna, no horário de 8h às 12h; em cinco pontos estratégicos, incluindo a “carreta da vacinação”, na praça Heliodoro Balbi (antiga praça da Polícia), no Centro, das 9h às 16h.
No shopping São José, zona Leste, a vacinação será das 10h às 18h e no Manaus Via Norte, zona Norte, das 11h às 20h. Nos cinco centros de compras, o funcionamento começa às 11h se estendendo até as 21h.
Em todos os pontos estarão disponíveis primeira, segunda e dose de reforço dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A dose de reforço da vacina Janssen poderá ser encontrada em 14 dos pontos que estarão funcionando neste sábado.
A lista com detalhes como endereços, horários de funcionamento e imunizantes de cada local pode ser consultada no link http://bit.ly/localvacinacovid19 ou nas redes sociais da secretaria @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook.
Aplicações
Até esta sexta-feira, a Semsa registrava um total de 3.224.467 doses aplicadas. O número de pessoas com o esquema vacinal completo chega a 1.381.463, o que equivale a 77,35% da população apta a ser imunizada, que são as pessoas a partir dos 12 anos de idade em diante.
Os registros do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) indicavam que 293.262 pessoas ainda não voltaram para receber a segunda dose e que 146.348 não procuraram os pontos para iniciar a imunização.
Janssen
Nessa sexta-feira, 10/12, a Semsa começou a aplicar a dose de reforço em quem tomou a dose única do imunizante Janssen há pelo menos dois meses. Até às 17h, haviam sido aplicadas 1.129 doses da vacina da empresa farmacêutica Johnson & Johnson.
A industriária Beatriz Dias contou que tomou a dose única da Janssen no dia 3/7 e veio logo no primeiro dia para receber o reforço. “Eu considero muito importante porque além de ser uma dose de reforço, a gente esperou muito tempo, por achar que seria só aquela dose mesmo. Assim que soube, vim logo tomar o reforço, porque a pandemia não acabou, agora ainda temos a variante Ômicron e estamos no período de chuvas”, disse.