Mundo – A Uefa deu detalhes sobre o novo formato da Champions League nesta segunda-feira (4). O sistema entrará em vigor a partir da próxima temporada, 2024/25.
A entidade vai reformular a fase de grupos com o propósito de testar as equipes em um “leque mais vasto de adversários” e proporcionar confrontos entre gigantes com maior frequência.
“A mudança dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”, comunicou a Uefa.
Novo formato da Champions League
- A consagrada fase de grupos com 32 equipes será substituída por uma fase em formato de liga. A partir de 2024/25, serão 36 clubes na primeira fase. Cada um deles jogará oito partidas (com adversários a serem definidos em sorteio).
- Os times serão divididos em quatro potes, de acordo com critérios específicos e ranking da Uefa. Cada clube enfrentará duas equipes de cada pote, com quatro jogos como mandante e quatro como visitante.
- Os oito times que tiverem as melhores campanhas nesta fase, garantem vaga direta nas oitavas de final da Champions.
- Os classificados entre 9º e 24º, irão para um playoff. Essa ‘repescagem’ vai definir os outros classificados para as oitavas.
- Já os times entre a 25ª e 36ª posição serão eliminados diretamente.
- A partir das oitavas de final, o formato da Champions segue igual. Jogos de ida e volta, em formato eliminatório. A final é decidida em partida única, em local pré-definido.
—
Com informações da Band.com.br*