Em parceria com apoiadores locais, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza durante o próximo sábado, 27/11, uma ação conjunta para verificação de resultados da iniciativa ‘Comunicação para o Desenvolvimento’ (C4D), nas cidades de Belém e Manaus.
Durante a dinâmica, os jovens serão convidados a dividir seus relatos de experiências sobre a participação nas ações do projeto durante o ano de 2021 e propor sugestões para futuras atividades. A iniciativa C4D faz parte de um plano de metas que engloba pilares defendidos pelo UNICEF para a proteção social e desenvolvimento de crianças e adolescentes em localidades brasileiras, como acesso à água e higiene e saúde assistencial (ASHI).
De acordo com o gerente de projetos do Instituto Peabiru, Cláudio Melo, o saldo das ações realizadas com o público jovem foi positivo durante os meses de atividades pode ser considerado como positivo. Agora, o propósito desta reunião é medir na prática de que formas os participantes adotaram as orientações propostas na metodologia C4D no dia a dia.
“Nesse projeto-piloto, nós fomos a primeira ONG que aplicou a metodologia de C4D no Brasil, e a avaliação, principalmente do grupo de adolescentes, foi muito positiva. Conseguimos, a partir do processo de mobilização e engajamento, ter vários insights de percepções e rotinas com suas famílias que nos fizeram pensar e repensar estratégias de comunicação e plano de intervenção nos territórios trabalhados”, explica.
Na capital paraense, a ação será realizada na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir da 9h. A oficina contará com 30 participantes de ações e projetos de C4D, que moram em Belém, Santarém e Gurupá e possui o apoio logístico do Instituto Peabiru, parceiro do UNICEF em outras oportunidades.
Em Manaus, a ação será realizada na sede da Associação Educacional Voz Ativa (Aeva), às 8h30 e contará com a participação de 25 jovens cadastrados, moradores de bairros nas zonas sul e leste da cidade.
A participação dos jovens será gratuita e os inscritos terão auxílio no deslocamento de ida e volta e acesso à alimentação nos locais das atividades sem custos. As ações seguirão os protocolos de saúde vigentes contra Covid-19, como o uso de máscara e o incentivo ao distanciamento social.
Iniciativa ASHI
Baseada em pilares básicos, a iniciativa ASHI – água, saúde e higiene -, visa garantir o acesso de crianças e adolescentes a direitos básicos e faz parte de um plano de metas do UNICEF em ações consolidadas, como o Selo UNICEF, que será trabalhado em mais de 2 mil municípios localizados em áreas da Amazônia e Semiárido.
Além das formações em ASHI, entre os meses de março a setembro, o projeto-piloto ‘Te Sai Covid’ incentivou adolescentes e jovens em cidades no Pará e no Amazonas a atuarem como agentes sociais de mobilização na prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Com acesso a palestras e oficinas de produção na prática, eles passaram por capacitação e criaram os próprios conteúdos embasados em informações seguras e validadas pela ciência e organismos de saúde. Através do compartilhamento desse material a familiares e amigos, boatos como o uso de medicamentos ineficazes e a eficácia da vacinação foram combatidos.
Serviço
OFICINA EM MANAUS: Associação Educacional Voz Ativa – Rua 175, n° 77, Cidade Nova – dia 27/11, das 9h30 – 17h
OFICINA EM BELÉM: sede da CNBB – Travessa Barão do Triunfo, n° 3151, Marco – dia 27/11, das 10h – 18h