Até esta sexta-feira, 11/2, interessados em concorrer ao Prêmio Sesc de Literatura edição 2022, poderão se inscrever.
A premiação recebe romances e contos inéditos e seleciona vencedores que terão suas obras publicadas e distribuídas pela Editora Record, com tiragem inicial de 2.500 exemplares.
Com quase duas décadas de atuação no mercado literário, o Prêmio Sesc é um dos mais importantes do país na distinção de novos escritores brasileiros e já revelou nomes que se consolidaram no cenário nacional, entre eles Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt.
“Chegamos à 19ª edição com o propósito de revelar novos escritores, que é nossa maior meta. A premiação foi criada em 2003 e se consolidou como a principal do país para autores iniciantes. No ano passado, tivemos a inscrição de 1.688 livros, sendo 850 em Romance e 838 em Conto, explica o analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues.
O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.
Inscrições Gratuitas
Podem concorrer autores não publicados nas categorias Romance e Conto. O Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Os interessados têm até o dia 11 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado em www.sesc.com.br/premiosesc. O anúncio dos vencedores será divulgado no mês de maio.