O estilista, perfumista e empresário espanhol Paco Rabanne morreu, aos 88 anos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3/3) pela marca que leva o mesmo nome do estilista e pelo grupo que controla a companhia, a Puig.
Segundo o jornal francês Le Télégramme, Paco Rabanne morreu em Portsall, na costa da França, local onde morava. “A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século 20, seu legado permanecerá uma constante fonte de inspiração”, disse a marca em comunicado.
“Somos gratos a Monsieur Rabanne por estabelecer nossa herança de vanguarda e definir um futuro de possibilidades ilimitadas”, complementou a marca Paco Rabanne em postagem nas redes sociais.
Vida e carreira
Francisco Rabaneda y Cuervo nasceu na Espanha e se exilou na França durante a Guerra Civil Espanhola. De 1951 a 1963, ele estudou arquitetura em Paris e desenvolveu o talento de criar em diferentes tipos de materiais, volumes e espaços.
Paco Rabanne desenhou acessórios para várias marcas de alta-costura como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy, Pierre Cardin, entre outras. Em 1966, apresentou a primeira coleção em Paris. Já em 1989, na segunda Nuit du Chocolat, Paco foi o primeiro estilista a apresentar um vestido de chocolate.
Além disso, ele dá nome a marca de perfume Paco Rabanne, gerenciada pelo grupo Puig. Em 2011, criou perfumes exclusivos para a edição do Rock In Rio, que foram batizadas de de Black XS Rock in Rio.