A F1 terá um novo formato de Sprint a partir do GP do Azerbaijão. A mudança, que já vahia sido votada pelas equipes, foi aprovada nessa terça-feira (25/4) pelo Conselho Mundial de Esportes a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Agora, em vez de a classificação de sexta definir o grid de largada da Sprint, no sábado, ela servirá para definir a ordem do grid da corrida de domingo. E a Sprint, além de não definir mais o grid da corrida, agora terá sua própria classificação na manhã de sábado.
A classificação para a corrida Sprint de sábado será no mesmo modelo da sessão de qualificação tradicional só que com tempo menor. O Q1 terá 12 minutos, enquanto o Q2 terá dez e o Q3, oito. A pontuação segue a mesma: o vencedor leva oito pontos, o segundo, sete, o terceiro, seis, e assim sucessivamente até o oitavo, que conquista apenas um.
Com a classificação do Sprint, o segundo treino livre deixa de existir. Portanto, os pilotos só uma sessão de testes antes da classificação para a corrida principal, no domingo. Penalidades no treino livre ou no classificatório de sexta serão transferidas para a corrida principal, enquanto punições ocorridas na “classificação Sprint” valerão para a corrida Sprint.
Como era
Sexta
Treino livre 1
Classificação (definia o grid da Sprint)
Sábado
Treino livre 2
Sprint (definia o grid da corrida de domingo)
Domingo
Corrida principal
Como será
Sexta
Treino livre único
Classificação (define o grid da corrida principal, no domingo)
Sábado
Classificação (define o grid da Sprint)
Sprint
Domingo
Corrida principal
Além do Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Brasil, EUA (Austin) e Catar são os países e circuitos escolhidos para receber os seis fins de semana com formato diferente na temporada 2023.