Após dois anos suspenso devido à pandemia, o Festival Folclórico do Amazonas inicia neste domingo, 12/6, às 19h, com a tradicional “Festa das Luzes”, momento em que todos os grupos folclóricos farão o congraçamento entre as danças e homenagearão 14 personalidades, pioneiras no folclore, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa).
Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com uma feira de artesanato comandada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), um espaço atrativo para crianças (área kids) e uma feira gastronômica comandada por instituições sociais assistidas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), do município, e Fundo de Promoção Social (FPS), do Estado.
Serão 12 noites de festival, com 60 horas de programação e apresentação de 72 grupos folclóricos. A festa conta com inúmeras atrações, dentre elas, apresentações de cirandas, danças nordestinas e internacionais, quadrilhas, bois-bumbá e tribos.
Este ano houve reajuste de 20% no apoio financeiro e R$ 976.620,60 em fomento. A expectativa é de que o evento movimente a economia local com aproximadamente R$ 1 milhão.