A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou neste sábado, 19/3, durante o GP do Bahrein, que concluiu a primeira fase de implementação do Remote Operations Centre (ROC), ou Centro de Operações Remotas, em tradução para o português, ferramenta de checagem semelhante ao VAR (Video Assistant Referee) utilizado no futebol.
O anúncio do ROC, construído em sua sede em Genebra, veio durante o Conselho Mundial de Automobilismo, que também divulgou o relatório de conclusão da investigação sobre o controverso GP de Abu Dhabi, na temporada passada, em que Max Verstappen derrotou Lewis Hamilton e confirmou seu primeiro título na carreira.
Esta ferramenta de checagem tem como objetivo fundamental dar suporte à direção de prova, anteriormente comandada por Michael Masi e agora chefiada pelo alemão Niels Wittich e pelo português Eduardo Freitas, que anteriormente exerciam os mesmos cargos no DTM. De acordo com a organização, o ROC dará aos responsáveis pelo fim de semana de corrida uma maior assistência e ampla cobertura para enxergar todas as ações na pista durante os eventos da Fórmula 1.
A FIA explicou, em nota, que a ferramenta já possui, neste momento, a capacidade de “não interromper o fluxo de trabalho da equipe de direção no local ou causar qualquer atraso na tomada de decisão”. E mais: embora semelhante ao VAR, possui recursos de suporte suficientes e com dados equivalentes a dez partidas simultâneas de futebol e mais de 140 fontes de áudio e vídeo.
O comunicado da FIA afirma, ainda, que o ROC fornece um recurso adicional para a direção de provas “revisar aspectos da competição e as decisões tomadas durante as corridas para refinar e melhorar os procedimentos para o futuro, sem ter um poder regulatório e não podendo ser usado para reavaliar ou alterar decisões passadas.”
Por fim, a organização acredita que esta ferramenta será um valioso recurso educacional e de treinamento para a próxima geração de funcionários e comissários de prova. Caso tenha sucesso, a FIA promete levar o ROC a outros campeonatos que organiza.