Depois das polêmicas no GP da Arábia Saudita no último domingo, 05/12, que acabou com a vitória de Lewis Hamilton, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull em segundo, os pilotos acabaram fazendo um feito histórico ao empatarem no número de pontos, o que não acontecia desde o mundial de 1971, entre o brasileiro, Emerson Fittipaldi e o suíço, Clay Regazzoni.
Neste domingo, 12/12, no GP de Abu Dhabi, os pilotos disputaram o título do campeonato. Verstappen tem uma vitória a mais que Hamilton na temporada. Mas a direção da FIA, emitiu uma nota nesta quinta-feira, 09/12, “Qualquer tentativa de influenciar o resultado de uma competição de forma contrária à ética esportiva será punida com suspensão de uma ou mais corridas e até mesmo dedução, ou retirada de pontos, para o campeonato”.
A mensagem deixa claro que se trata da conduta do piloto da Red Bull no GP passado quando Max fez um brake-test na frente de Hamilton em uma das retas, que quase provocou uma batida entre os carros.
Verstappen e Lewis estão empatados com 369,5 pontos, as atividades para o GP de Abu Dhabi se iniciam nesta sexta-feira, 10/12, para saber quem largará na frente e estará mais perto de conquistar o título do mundial de 2021.