A Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) apreendeu nesta quinta-feira, 14/10, 20 quilos de mortadela em embalagens com suspeita de adulteração no prazo de validade, em um supermercado da zona Sul da cidade. A ação aconteceu após denúncias feitas pela população ao órgão sanitário.
Os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPro) constataram a situação suspeita após examinar as embalagens e o aspecto das fatias de mortadela encontradas.
“O produto não estava vencido, mas já se encontrava alterado, em processo de rancificação e, por isso, foi apreendido e inutilizado no próprio local”, explicou o fiscal Fabrício Barros. A rancificação é a oxidação das gorduras do alimento, que geram sabor e odor desagradáveis.
Os adesivos das embalagens, por sua vez, continham prazos de validade muito extensos, em desacordo com a vida útil estabelecida para o consumo do alimento, o que reforça a suspeita de adulteração.
Embora não tenha havido flagrante de más práticas no supermercado, em razão do produto rancificado encontrado, o estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de uma a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 114,61.
Denúncia da população
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou a importância da colaboração da população no combate às más práticas sanitárias. “É graças à atenção dos cidadãos, que acionam a Visa Manaus por meio da nossa Ouvidoria, que podemos agir para coibir malfeitos na acomodação, conservação e manuseio de alimentos, o que é uma das áreas de atuação da Vigilância. Pedimos que mantenham essa preocupação, e sempre verifiquem as informações e o aspecto dos produtos na hora de comprá-los”, observou.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.