País – A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (23) a cidade de Madri como sede do Grande Prêmio da Espanha a partir de 2026. O acordo da categoria com a capital espanhola vai até o final de 2035.
O novo traçado terá 5,47 km de extensão, com 20 curvas, e passará por pontos de destaque da paisagem madrilena – entre eles, o Ifema (Instituição de Feiras de Madri, um dos principais parques de exposições da Espanha) e o centro de treinamentos do Real Madrid. A pista utilizará trechos em vias de tráfego locais e ainda depende de homologação.
“Madri é uma cidade incrível, com uma impressionante herança esportiva e cultural, e o anúncio de hoje inicia um empolgante novo capítulo para a Fórmula 1 na Espanha”, comemorou Stefano Domenicali, CEO da F1.
A expectativa é que o GP da Espanha em Madri atraia mais de 110 mil espectadores por dia já em 2026, embora o governo local prometa ampliar a capacidade para mais de 140 mil fãs diariamente. A categoria aposta na mobilidade urbana como uma das principais plataformas de divulgação da prova – a pista ficará próxima ao Aeroporto de Barajas e permitirá o acesso por metrô, trem e ônibus. A estimativa é que 90% do público poderá acessar o local através de transporte público.
A Fórmula 1 defende o acordo com Madri como parte da iniciativa para zerar as emissões de carbono até 2030 – já que, segundo a categoria, a organização “compartilha a visão para tornar o Grande Prêmio da Espanha um dos eventos da F1 mais sustentáveis do mundo”. Na economia da cidade, a projeção é de movimentar 450 milhões de euros em por ano.
“Ter carros modernos de Fórmula 1 correndo em um novo circuito na capital da Espanha é uma perspectiva empolgante”, comemorou o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem. “É um prazer ver que os organizadores locais deram especial atenção à sustentabilidade ambiental em seus planos para o evento”, acrescentou.
O Circuito de Barcelona-Catalunha, que recebe o GP da Espanha desde 1991, tem contrato com a F1 até o final de 2026. De acordo com a imprensa local, a tendência é que os responsáveis pela pista sejam indenizados para encerrarem o contrato com um ano de antecedência. Existe ainda a possibilidade de a Catalunha se manter na F1 como um segundo GP espanhol.
Mais uma pista na Espanha
O traçado de rua em Madri será o sétimo na Espanha a receber a Fórmula 1.
A primeira pista da categoria no país foi Pedralbes, em Barcelona, que recebeu GPs em 1951 e 1954. A capital da Catalunha ainda hospedou a F1 em dois circuitos: Montjuic (quatro vezes entre 1969 e 1975) e Barcelona-Catalunha (desde 1991).
Além disso, os espanhóis viram a categoria em nove provas oficiais no circuito de Jarama, também na região de Madri (1968, 1970, 1972, 1974, 1976 a 1979 e 1981). Jerez de la Frontera, nos arredores de Sevilha, foi a casa do GP da Espanha entre 1986 e 1990. De quebra, Jerez ainda recebeu o GP da Europa duas vezes (1994 e 1997), prova que foi disputada cinco vezes em Valencia (de 2008 a 2012).
Outras provas com o nome de Grande Prêmio da Espanha foram realizadas entre 1913 e 1980, mas fora do calendário oficial da F1. Antes da oficialização da categoria, provas foram disputadas em Guadarrama, região de Madri (1913); Sitges-Terramar, na Catalunha (1923); e Lasarte, no País Basco (1926 a 1930, 1933 a 1935). Depois, duas provas em Jarama (1967 e 1980).
Confira o histórico dos circuitos espanhóis na F1:
– Barcelona-Catalunha: 33 (1991, 1992, 1993,1994,1995,1996,1997,1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023)
– Jarama: 11 (1967*, 1968, 1970, 1972, 1974, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980* e 1981)
– Lasarte: 8 (1926*, 1927*, 1928*, 1929*, 1930*, 1933*, 1934* e 1935*)
– Jerez de la Frontera: 7 (1986, 1987, 1988, 1989, 1989, 1994** e 1997**)
– Valencia: 5 (2008**, 2009**, 2010**, 2011** e 2012**)
– Montjuic: 4 (1969, 1971, 1973 e 1975)
– Pedralbes: 2 (1951 e 1954)
– Guadarrama: 1 (1913*)
– Sitges-Terramas: 1 (1923*)
* Edições extraoficiais do GP da Espanha
** Edições do GP da Europa