Mundo – Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu uma região próxima a Taiwan, na noite de terça-feira (2), no fuso horário do Brasil. Centenas de pessoas estão feridas, segundo autoridades locais.
O que aconteceu
Pelo menos nove pessoas já morreram, informou o governo de Taiwan. Segundo o corpo de bombeiros, ao menos três vítimas morreram esmagadas por pedras após deslizamento de terra no condado de Hualien, epicentro do tremor. As buscas continuam. 77 pessoas estão presas sob escombros, sendo 60 delas em um túnel e outras em edifícios em Hualien. O UOL procurou o Itamaraty para informações sobre brasileiros no país, mas não teve retorno.
Não há brasileiros entre as vítimas, diz representação do governo na capital Taipé. “Mantemos contato com a comunidade brasileira por WhatsApp e sabemos que não há registro de nenhum brasileiro ferido ou morto”, afirmou Miguel Magalhães, diretor do Escritório Comercial do Brasil em Taipé, à TV Globo.
O terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado pela agência meteorológica japonesa às 8h58, horário local. A região da Ilha Yonaguni foi onde a intensidade do terremoto foi mais sentida. Os arredores do epicentro foram os mais afetados, com mais de 800 feridos, estima o governo de Taiwan.
Um grupo com 50 pessoas desapareceu a caminho de um parque nacional, informaram autoridades locais. Um motorista de caminhão também morreu em um deslizamento de terra ao se aproximar de um túnel.
Parte de uma estrada em Taiwan desabou. Foram registrados pelo menos nove deslizamentos de terra na rodovia Suhua, ao longo da costa leste de Hualien. As informações são fornecidas pela Agência Central de Notícias de Taiwan. A rodovia não tem data.
A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen convocou as Forças Armadas para o apoio nos trabalhos de emergência. Quedas de energia e interrupções na internet foram relatadas em partes de Taiwan. Quase 87 mil pessoas têm acesso à eletricidade e ligação à Internet, segundo a agência noticiosa Reuters. Os serviços foram restaurados.
Terremoto já é histórico no país
O terremoto foi o mais forte a atingir Taiwan desde 1999. A afirmação foi feita por Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico de Taiwan. Ele se referia ao terremoto de magnitude 7,9 ocorrido em setembro daquele ano, que deixou 2.400 mortos.
—
Com informações do UOL*