Itália – O Grande Prêmio da Emilia-Romagna será a primeira experiência de Gabriel Bortoleto com o circuito de Ímola na Fórmula 1. A pista, no entanto, é uma velha conhecida do brasileiro da Sauber.
Desde que começou a correr de monopostos a Europa, em 2020, Gabriel disputou 12 corridas no autódromo italiano. Nunca venceu, mas conquistou dois pódios.
Em 2022, pela Fórmula Regional Europeia, foi o terceiro colocado da segunda corrida da etapa de Ímola. Dois anos depois, já pela Fórmula 2, foi o segundo colocado da corrida principal depois de largar da pole position.
Assim, a etapa do final de semana será inédita para Gabriel Bortoleto. O piloto da Sauber, no entanto, quer aproveitar a experiência dos últimos anos para buscar bons resultados na F1.
“Ímola é uma pista onde eu já pilotei antes por outras categorias, mas chegar pela Fórmula 1 é uma coisa completamente diferente. É, definitivamente, uma das minhas pistas favoritas: tem um ótimo fluxo, e o desafio é algo que eu curto”, disse o piloto do carro número 5.
“É um lugar que exige plena atenção – cada curva conta. Neste final de semana, estou concentrado em desenvolver meus aprendizados, ficar atendo e encontrar alguns décimos. Estou pronto para pisar fundo e conseguir um bom resultado para o time”, completou.
Confira os resultados anteriores de Gabriel Bortoleto em Ímola:
- Fórmula 4 italiana (2020): 8º, 7º, abandono, abandono, 8º e 8º
- Fórmula Regional europeia (2021) 9º e 11º
- Fórmula Regional europeia (2022): 7º e 3º
- Fórmula 2 (2024): 6º e 2º
Para o chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley, o objetivo na etapa de Ímola é buscar evolução após as primeiras etapas da temporada, Para isso, a consistência é fundamental. A Sauber é lanterna do Mundial de construtores, com seis pontos.
“Ímola marca o começo da temporada europeia e corridas e é uma oportunidade de encontrar uma referência para nosso desempenho e nosso acerto técnico em um circuito muito desafiador, que não perdoa. Como vimos nas primeiras corridas da temporada, precisamos manter o foco na consistência ao longo de todo o fim de semana, executando sessões limpas, desenvolvendo nossa performance de pit stop, tomando decisões estratégicas inteligentes e dando a nossos dois pilotos a melhor chance de lutar por pontos”, afirmou Wheatley.
“Compreendemos nossas prioridades e o que precisa ser feito”, concluiu.
*Com informações do Site Band.com