O brasileiro Glover Teixeira e o americano Jamahal Hill entram no octógono neste sábado (21/1) pelo UFC 283, na luta principal. O evento acontece Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão exclusiva na tela da Band.
A Band transmite a partir das 19h30, no horário de Manaus. É o primeiro evento da organização no Brasil com público desde a pandemia. Também marca o retorno do UFC ao Rio de Janeiro após quase quatro anos. Da última vez, em 2019, Jéssica Andrade garantiu o título do peso palha. Serão duas disputas de cinturão no evento.
Glover tenta se recuperar após perder para o tcheco Jirí Procházka, quando deixou escapar o cinturão da categoria. Já Jamahal Hill vem de duas vitórias contra brasileiros, os cariocas Johnny Walker e Thiago Santos, o Marreta. Procházka enfrentaria Glover Teixeira no dia 10 de dezembro de 2022, mas a luta foi remarcada por conta de uma lesão no ombro direito do adversário do brasileiro. Com isso, o cinturão ficou vago e o novo campeão será definido a partir do confronto do próximo sábado.
No card principal, a torcida vai poder acompanhar também a disputa do título mosca masculino entre campeões: o interino Brandon Moreno, mexicano, mede forças com o brasileiro Deiveson Figueiredo, que retorna ao octógono após um ano e com a intenção de dar números definitivos a esse confronto histórico. Será o quarto combate entre os dois, com uma vitória para cada lado e um empate até hoje. Em duas delas, eles ganharam o prêmio de Luta da Noite.
Também no card principal estão os brasileiros Gilbert Durinho, que terá pela frente o experiente Neil Magny na categoria meio-médio, Jéssica Andrade, que retornou no ano passado ao peso palha em busca do título e enfrentará a americana Lauren Murphy, além de Johnny Walker, que mede forças com o escocês Paul Craig nos meio-pesados.
O card preliminar conta com a participação da lenda Maurício Shogun que, aos 41 anos, terá uma pedreira pela frente, o ucraniano Ihor Potieria. O adversário tem 18 vitórias e 3 derrotas, mas perdeu a última, contra o romeno Nicolae Negumereanu, na estreia pelo UFC. Já Shogun perdeu as duas últimas, contra Ovince Saint Preux e Paul Craig, mas, antes, vinha da vitória na reedição do combate com Rodrigo Minotouro, em 2020. O brasileiro acumula 27 vitórias, sendo 21 por nocaute, e 13 derrotas, além de um empate.