O Governo do Amazonas libera nesta sexta-feira, 19/11, o pagamento da segunda parcela do 13º salário para 117.725 servidores públicos estaduais, entre funcionários ativos, aposentados e pensionistas. O valor representa uma injeção de R$ 171 milhões na economia do estado.
“É um reconhecimento do trabalho do servidor, das dificuldades que eles também enfrentaram junto com todo mundo, com a nossa população. Por outro lado, estamos injetando dinheiro na economia, o que faz com que ela circule, que o comércio tenha uma venda melhor, tenha um fim de ano bem aquecido, com uma expectativa melhor para o ano de 2022”, disse o governador Wilson Lima.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), os três grupos de servidores receberão nesta sexta-feira, sendo 80.199 funcionários da ativa, 29.773 aposentados e 7.753 pensionistas.
O professor Wendel Martins fala sobre como a antecipação do 13º salário ajudará na renda mensal. “Com esse dinheiro, a gente consegue se programar um pouco melhor para as festas de final de ano. Acredito que vai ajudar nas compras de casa, no pagamento de contas, que estão um pouquinho atrasadas, e vai ajudar também nas compras de final de ano, os presentes, a ceia de Natal”, disse.
Equilíbrio fiscal
O secretário da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa, ressaltou que a antecipação do 130 é resultado de planejamento e equilíbrio fiscal.
O Governo do Estado já havia antecipado o valor equivalente à primeira parcela do décimo terceiro, que foi paga nos dias 20 e 21 de maio deste ano.
Além da antecipação desta segunda parcela, o governador Wilson Lima anunciou, no dia 26 de outubro, durante evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, a antecipação do salário de dezembro para os dias 20 e 21 de dezembro, antes das festas de fim de ano.