Em cumprimento a um mandado de prisão, o funcionário administrativo de um hospital particular, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus, identificado como José Carlos Medeiros da Costa, 45 anos, foi preso acusado de ter desviado 10 mil doses do remédio Tenoxicam. O prejuízo foi avaliado em mais de R$ 100 mil pela auditoria interna da empresa.
A Delegacia Especializada em Roubos Furtos e Defraudações (DERFD), cumpriu o mandado de prisão preventiva na tarde desta terça-feira, 01/02, por volta das 13h. De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, o indivíduo era responsável por receber as requisições da unidade hospitalar, incluindo as doses do medicamento e, a partir disso, ele repassava uma quantidade menor aos solicitantes e desviava as demais.
"A auditoria interna da empresa constatou as irregularidades, que ocasionou prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil. Nós tomamos conhecimento após recebermos denúncias anônimas, com mensagens de voz do autor, confessando sua participação no crime", relatou o delegado.
Segundo Félix, além de desviar as doses, o homem também incluía informações falsas no controle de estoque da empresa e escondia os materiais furtados.
"Logramos êxito no cumprimento da decisão judicial, que foi expedida no dia 25 de janeiro deste ano, pela juíza Eline Paixão e Silva Gurgel, da Central de Inquéritos, e também recuperamos as doses. Agora as investigações irão continuar, para identificar outros envolvidos na ação criminosa", disse Félix.
José Carlos Medeiros da Costa irá responder por furto qualificado e receptação e ficará à disposição do Poder Judiciário.