Manaus (AM) – Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (PF) no Amazonas cumpriram, nesta quinta-feira (23), em Manaus, mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra um homem de 22 anos, que não teve o nome revelado, suspeito de cometer abuso sexual infantil.
De acordo a PF, o alvo da ação na capital amazonense deve responder pelos crimes de estupro de vulnerável, além de produção e armazenamento de material com conteúdo sexual infantil.
Os mandados foram executados no âmbito da Operação Harpia, realizada em 24 Estados e no Distrito Federal, simultaneamente. O trabalho policial é fruto de investigação iniciada na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, onde foi realizada a análise de notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil on-line.
Foram produzidos os relatórios de análise para que as unidades regionais da PF dessem prosseguimento às investigações, com o cumprimento das medidas cautelares no âmbito de uma operação em todo o Brasil.
Até as 10h30, foram cumpridos em todo o País 80 mandados de busca e apreensão, 32 flagrante e cinco prisões preventivas.
Nome da operação
A Harpia é uma espécie de ave de rapina que tem os olhos sempre atentos e é exímia caçadora, relacionando-se com o objetivo da operação.