Manaus (AM) – Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram vistoria na área onde ocorreu o naufrágio do empurrador F-129, no rio Solimões, próximo à comunidade do Catalão, no município de Iranduba. A ação foi realizada na quinta-feira (16).
O naufrágio aconteceu na manhã de quarta-feira (15), quando a embarcação colidiu com com tronco submerso, vindo a pique rapidamente. O odor do combustível vazado pôde ser sentido a aproximadamente 300 metros do local do acidente.
Uma cozinheira que estava a bordo não conseguiu desembarcar a tempo e morreu.
Funcionários da da Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), proprietária da embarcação, realizaram manobra de içamento, a fim de conter o vazamento do combustível. O Ibama notificou a empresa a aumentar o número de barreiras de contenção e mantas absorventes para conter o vazamento de óleo diesel no rio como medida imediata.
A empresa também deve apresentar um relatório preliminar com as possíveis causas do acidente, incluindo o quantitativo de combustível a bordo da embarcação. A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) também foi acionada e compareceu ao local para realização de procedimentos.