Vaticano (IT) A Igreja Católica tem um novo Papa. A fumaça branca anunciou a escolha de um novo líder da igreja nesta quinta-feira (8). O novo Papa é o americano Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV.
Ao sair da sacada da Capela Sistina, Leão XIV falou que a Igreja Católica terá uma “paz desarmada, uma paz desarmante, humilde e perseverante”. Ele afirmou que deve seguir com o trabalho de Francisco e que buscará uma Igreja Católica pela paz, caridade e pelos mais necessitados
Leia também: Fumaça Branca: Cardeais elegem o Papa, 267º Sucessor de Pedro
Leia o discurso completo de Leão XIV
“A paz esteja convosco. Irmãs e irmãs caríssimos, esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus.
Também gostaria que esta saudação de paz entrasse em vosso coração, alcançasse vossas famílias, à todas às pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, à toda a Terra. A paz esteja convosco.
Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmadora, humilde e perseverante, que provém de Deus, que nos ama a todos, incondicionalmente. Ainda conservarmos em nossos ouvidos aquela voz frágil, mas sempre corajosa de Papa Francisco, que abençoava Roma.
E o Papa que abençoava Roma, dava sua benção ao mundo inteiro no dia de Páscoa. Permitam-me que eu dê sequência àquela mesma bênção, Deus nos quer bem, nos ama a todos. O mal não prevalecerá. Somos todos e estamos todos na mão de Deus. Portanto, sem medo, unidos, mão na mão, com Deus e entre nós, andamos avante e somos discípulos de Cristo, que nos precede.
O mundo precisa da Sua luz, a humanidade necessita de pontes para que sejam alcançadas por Deus o mundo. Ajudai-nos também vós, unirmos para construir pontes com o diálogo, encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo, em paz. Obrigado Papa Francisco.
Gostaria de agradecer a todos os cardeais que me escolheram para ser sucessor de Pedro e caminhar junto convosco como Igreja unida, buscando sempre a paz, justiça e buscando sempre trabalhar com homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo. Para proclamar o evangelho e sermos missionários.
Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse ‘convosco sou cristão e para vós, bispo’. Neste sentido podemos caminhar juntos rumo a essa pátria, à qual Deus nos preparou. A Igreja de Roma, uma saudação especial.
Devemos buscar juntos sermos Igreja missionária, que constrói pontes, diálogo, aberta a receber como esta praça, de braços abertos, a todos que precisam de nossa caridade, presença e diálogo de amor. E se me permitem uma saudação, uma palavra, a todos aqueles, de modo particular, a minha diocese no Peru.
Onde um povo fiel acompanhou seu bispo a compartilhar a fé e deu tanto a mim para seguir sendo Igreja fiel de Jesus Cristo. A todos vós irmãos e irmãs de Roma, da Itália e de todo o mundo, queremos ser uma Igreja sinodal, que caminha e busca sempre a paz, a caridade e sempre estar próxima daqueles que sofrem.
Hoje, o dia da súplica de Nossa Senhora de Pompéia, nossa mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar-nos com seu amor. Gostaria de rezar junto convosco por esta nova missão, por toda a Igreja, pela paz no mundo e peçamos essa graça especial à Maria, nossa Mãe”.
Quem é o Robert Prevost, o novo Papa?
Leão XIV, ou Robert Prevost, nasceu em Chicago e tem 69 anos. Ele é o primeiro Papa dos Estados Unidos e o segundo das Américas.
Nascido em 1955, o Papa Leão XIV trabalhou no Peru entre 1985 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador.
Ele foi nomeado cardeal em 30 de setembro de 2023, pelo então Papa Francisco. O pontífice, aliado de Francisco, também tem linha franciscana, é progressista e é contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Como foi a votação para o novo Papa?
A votação que terminou com a decisão do nome do novo Papa foi finalizada na quarta seção, onde 132 cardeais votantes decidiram quem será o novo líder da Igreja Católica. Normalmente, as fumaças têm horário fixo: às 7h30 e 14h no horário de Brasília. Desta vez, os cardeais anunciaram o resultado 1h antes.
Para que o novo líder da igreja Católica seja eleito, é preciso atingir dois terços dos votos totais, ou seja, pelo menos 89 dos 133 votos. Se esse percentual não for atingido, as cédulas são queimadas, a fumaça preta é emitida e uma nova votação será feita. Caso haja consenso, a chaminé da Capela Sistina emitirá a fumaça branca, o que revela que os cardeais escolheram um novo Santo Padre.
Os favoritos ao cargo máximo da Igreja Católica representam uma diversidade de regiões e correntes internas: há nomes ligados ao legado de Francisco, com postura mais progressista, e também figuras de perfil mais conservador.
Fumaça branca: Hambemus Papam
Após a fumaça branca subir da chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basília de São Pedro tocarem, o nome do papa recém-eleito será transmitido ao mundo em um pronunciamento em latim.
O cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, subirá à sacada central da Basílica de São Pedro, acompanhado por dois padres, e fará o anúncio icônico: “Habemus Papam” (“Temos um papa”).
Após a fumaça branca, o papa escolhido será levado para uma sala especial. Ele terá alguns momentos para si mesmo e trocará de roupa antes de retornar à sacada. O cardeal escolhido vai anunciar seu novo como Papa.
Em 2013, os sinos começaram a tocar um minuto após a fumaça branca. Jorge Bergoglio apareceu 1 hora e 16 minutos depois da fumaça branca. Entre o anúncio de “Habemus Papam” e a aparição na janela foram 9 minutos.
A primeira missa do novo papa acontece entre quatro ou cinco dias depois da eleição. Neste mesmo dia, o pontífice vai receber o anel do pescador, símbolo do pontificado.
*Com informações da Band.com.br