As inscrições para os cursos de mestrado profissional oferecidos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua); Enfermagem em Saúde Pública (Proensp) da Semsa; e Enfermagem em Saúde Pública (Proensp) da Capes-Cofen vão até esta sexta-feira, 04/02. A Inscrição é realizada exclusivamente pela internet e os editais estão disponíveis para consulta on-line. Confira nos links abaixo:
Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Para o mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua), a inscrição deverá ser feita AQUI.
No total, estão sendo oferecidas 24 vagas, distribuídas para Manaus e Parintins. O Profágua é um curso presencial, com utilização de tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE), para o desenvolvimento de parte das atividades acadêmicas, com duração máxima de 24 meses.
O curso visa ainda proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, aprimorando suas competências pessoais e profissionais, com o intuito de melhor qualificá-los para lidar com os problemas associados às questões mais complexas da gestão e regulação das águas no país. Confira o edital.
Saúde Pública
As inscrições para o mestrado em Enfermagem em Saúde Pública (Proensp) da Semsa poderão ser feitas neste endereço eletrônico. Ao acessar o site do ProEnSP, o(a) candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição on-line e anexar os documentos descritos no edital.
Serão oferecidas duas vagas para profissionais enfermeiros vinculados à Secretaria Municipal de Manaus (Semsa). O mestrado terá duração máxima de 24 meses (podendo ser prorrogado por mais seis meses), integralizando 30 créditos.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais pós-graduados stricto sensu na área de Enfermagem em Saúde Pública, para uma prática transformadora, inovadora, técnica, social e politicamente competente, por meio do desenvolvimento de tecnologias de cuidado, sociais e educativas no SUS.
A formação visa ainda preparar pesquisadores para o desenvolvimento de estudos direcionados às necessidades da saúde pública do país, com destaque para a região amazônica, e fomentar a educação continuada para enfermeiros da Semsa, contribuindo para o fortalecimento da Atenção Primária. Confira aqui o edital.
Já as inscrições para o Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública (Proensp) da Capes-Cofen também são realizadas por meio do site do programa. O curso terá duração de 24 meses, e as disciplinas obrigatórias do programa serão oferecidas de maneira que o mestrando possa concluí-las no período de quatro semestres, conforme preconizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime presencial, eventualmente remoto, atendendo o que estabelece o Regimento Interno do ProEnSP.
No total, são oferecidas 10 vagas, sendo duas destinadas a atender a Política de Indução de Ações Afirmativa na Pós-Graduação para autodeclarados negras (pretos e pardos), indígenas, e pessoas com deficiência, em conformidade com a Portaria Normativa nº 13 do Ministério da Educação, de 11 de maio de 2016.
A área de concentração será voltada para práticas de Enfermagem em Saúde Pública na Amazônia, abrangendo o desenvolvimento de estudos relacionados às práticas de Enfermagem e saúde no processo saúde-doença-cuidado, aspectos epidemiológicos, sociais e educacionais, estratégias de promoção à saúde, prevenção e resolução de problemas prioritários de saúde pública, inovação tecnológica e o desenvolvimento de tecnologias para o cuidado individual e coletivo e no âmbito das políticas públicas e práticas de saúde, com ênfase na integralidade. Confira o edital.