Inicia na próxima quarta-feira, 19/1, as inscrições para as vagas em creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O cadastramento deve ser feito pela Internet. Não haverá atendimento presencial.
Este ano, serão disponibilizadas 3.917 mil novas vagas para crianças de 1 a 3 anos. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, nesta quinta-feira, 13/1.
Do total de vagas, 1.680 são para turmas do maternal 1, 2 e 3, que serão definidas por meio de um sorteio aleatório, realizado pelo Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) no dia 27/01, com auditoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). O resultado estará disponível no dia 28 no próprio site.
As outras 2.237 vagas são para o maternal 3 e estão disponíveis em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e em escolas municipais, que atendem crianças de três anos. Neste caso, as reservas devem ser feitas por meio do site de matrícula do Governo do Estado, nos dias 17 e 18/1, como explica a gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato.
“A diferença na reserva é que para quem tem interesse em matricular nas creches, deve fazer a inscrição no dia 19 pelo site da creche. Já a criança com 3 anos, que nunca estudou e que o responsável não se importa em matricular nos Cmeis ou escolas, pode fazer a reserva no dia 17/1 no site de matrículas e esse não participa de sorteio, só precisa confirmar a vaga na unidade”, pontuou.
Do dia 31/1 ao dia 02 de fevereiro, o responsável pela criança deve confirmar a vaga de forma presencial na unidade de ensino escolhida na hora da inscrição.
Atualmente, a rede municipal possui capacidade para atender 6.131 crianças em idade de creche distribuídas em 24 creches, 21 Cmeis e 13 escolas, totalizando 58 unidades de ensino.
Sorteio
Das vagas sorteadas, 60% serão destinadas aos inscritos no Cadastro Único (CAD) e 40% para os que não participam do CAD. Os critérios seguem as recomendações do MP-AM, que considera o ofício Nº 0012/2021/27 PJ, que estabelece a rede municipal de ensino sobre o sorteio das vagas das creches, priorizando o critério de vulnerabilidade social das famílias inscritas.