Manaus (AM) – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) resgatou, nessa segunda-feira (14), outro filhote de pássaro socó-boi (Tigrisoma lineatum), na mesma residência onde o primeiro filhote foi encontrado no dia 9 de abril, na Cidade de Deus, zona leste de Manaus. No mesmo dia, uma jiboia (Boa constrictor) foi resgatada no Jorge Teixeira, também na zona Leste da capital.
No primeiro caso, o resgate envolveu um segundo filhote de socó-boi, encontrado pela mesma moradora, Maria Roseane Souza, que já havia acionado a equipe do Ipaam, anteriormente, para o salvamento do primeiro filhote da espécie. A dona de casa relatou novamente a presença de um filhote no quintal de sua casa, solicitando apoio da Gerência de Fauna.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Distrito Industrial 1, na zona sul de Manaus.
“O animal apresenta boas condições físicas, com plumagem mais desenvolvida, penas firmes e asas fortes. Por estar mais velho que o primeiro filhote resgatado, mostrou-se mais ativo e resistente”, disse Picanço.
Segundo o biólogo da GFAU, Gilson Tavernard, essas aves vivem próximas a igarapés. “A região do resgate é próxima a um igarapé de primeira ordem, caracterizado por um curso d’água de pequeno porte. Apesar das características naturais, a área é completamente urbanizada, com casas e pontes ao redor, o que aumenta o risco de interação entre a fauna silvestre e animais domésticos”, explicou o biólogo.
Os moradores acreditam que os dois filhotes sejam irmãos e aparentemente perderam seus pais. Maria Roseane agradeceu por ter sido prontamente atendida ao pedir ajuda para o resgate do segundo socó-boi, que foi encontrado entre plantas, em situação semelhante à do primeiro, sendo acuado por um gato.
“A gente já sabia mais ou menos como cuidar, porque este foi o segundo resgatado. Foi mais fácil, mais tranquilo. Só que ele já está mais desenvolvido, mais bravo. Levei umas bicadas, mas tudo bem. O importante é que foi salvo e vai voltar para a natureza”, destacou a dona de casa.
Serpente não peçonhenta
No segundo resgate do dia, após a ocorrência envolvendo o filhote de socó-boi no bairro Cidade de Deus, a equipe da GFAU do Ipaam foi acionada para capturar uma jiboia (Boa constrictor) no Jorge Teixeira.
“Ao chegarmos ao local, percebemos que as pessoas achavam que se tratava de uma jararaca. Inclusive, os trabalhadores pararam as atividades na parte superior do imóvel, com medo da cobra. No entanto, ao avaliarmos a situação, confirmamos que se tratava, de fato, de uma jiboia. Quando realizamos o resgate, todos ficaram aliviados e as atividades puderam voltar ao normal”, disse o biólogo.
O animal foi localizado por um funcionário do depósito de uma loja de material de construção, enquanto ele buscava uma mercadoria. Ao se deparar com a serpente, que tentou avançar contra ele, o trabalhador imediatamente comunicou a equipe responsável pelo estabelecimento, que acionou o resgate.
Após o resgate bem-sucedido, a jiboia foi cuidadosamente transportada para uma área de floresta próxima. Lá, o animal foi liberado em segurança, contribuindo para a preservação da espécie e o equilíbrio do ecossistema local.
Para resgates ou denúncias relacionadas a animais silvestres, a GFAU está à disposição por meio do WhatsApp: (92) 98438-7964.