Eleitores com pendências na Justiça Eleitoral e jovens entre 16 e 18 anos que pretendem votar nas eleições de outubro têm até o próximo dia 4 de maio para regularizar a situação do título de eleitor. Faltando um mês para o prazo final, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intensifica a campanha informativa para que ninguém fique sem votar por questões burocráticas.
Entre os menores de idade, o voto não é obrigatório. Mas aqueles que têm entre 16 e 18 anos podem se cadastrar para a eleição. Todos os que completam 16 até o dia 2 de outubro, o dia da eleição, podem fazer o alistamento.
Até o dia 21 de março, último dado do Tribunal Superior Eleitoral, 854 mil menores de 18 anos fizeram o cadastro na Justiça Eleitoral. O número é o menor desde as eleições 2012, quando quatro milhões de jovens estavam aptos a votar. O número atual correspondente a dois terços do total de jovens eleitores no ciclo eleitoral municipal de 2020.
Nas redes sociais, uma campanha apoiada por artistas e influenciadores chama atenção dos jovens para votar.
Por conta da pandemia, o processo de regularização e de retirada do título de eleitor pode ser feito todo pela internet. Para mais informações, basta entrar no site do TSE.