Os jogos olímpicos de 2024, a serem realizados em Paris, na França, estão com o calendário definido desde setembro deste ano, pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). As competições iniciam no dia 24 de julho de 2024, dois dias antes da cerimônia de abertura. O Brasil já iniciou as seletivas de atletas para as equipes nacionais que disputarão as olimpíadas.
O Amazonas tem participado dessas seletivas para as equipes oficiais que disputarão as medalhas olímpicas na capital francesa. Entre os atletas amazonenses, que disputam uma vaga nas equipes principais, está o jovem judoca Victor Máximus de Gonzalez, 18, que tem buscado apoio e parcerias para ajudar a cobrir os custos de sua viagem e de preparação para a seletiva, que acontecerá em dezembro deste ano em São Paulo.
O judoca é faixa marrom e já possui dois títulos de Campeão Brasileiro Regional e Vice-Campeão Brasileiro Regional, disputados em Belém – PA, além de ter sido medalha de bronze na Seletiva Gymnasiade, em Aracaju – SE.
Para o atleta a meta é avançar e conquistar seu espaço no esporte profissional. "A expectativa é de me destacar entre os melhores, nessa seletiva. Não só na primeira luta mas quero ir avançando cada vez mais. Para isso tenho me dedicado a cada dia, me esforçado para conquistar meu espaço", afirmou o judoca.
Como todo atleta e todo trabalho esportivo, o judoca possui custos. A estimativa de gastos para a seletiva é de aproximadamente R$ 20.000,00 (vinte mil reais). E Victor faz um apelo a todos que puderem e quiserem ajuda-lo.
"Estou precisando de ajuda, porque essa seletiva precisa de alguns requisitos que eu ainda não pude adquirir, como o backnamer (nome do atleta e sigla do país representado que fica na parte de trás do Kimono), dois kimonos oficiais (com o selo IFJ) para competição internacional. Além de apoio financeiro para custear as passagem áreas. Quem puder me ajudar nessa jornada, estarei de braços abertos para cada parceria, apoio ou patrocínio, pois sem esta ajuda, infelizmente, é quase impossível alcançar o tão sonhado momento olímpico", salientou o jovem.
O histórico do judoca conta ainda com cinco participações em competições estaduais, 2 regionais, três Interestaduais Interclubes e uma nacional. E participará de outras 10 competições, incluindo o Campeonato Amazonense de Judô – Terceira Etapa (12.11) e a Seletiva Sub21, que será realizada em dezembro, em São Paulo – SP.
A família do atleta organizou uma vaquinha virtual para angariar fundos. Link para doações em dinheiro. Para maiores informações sobre como ajudar, parcerias e patrocínio, os interessados podem entrar em contato através do número (92) 9521-0440.