Manaus (AM) – O advogado e líder indígena Eliésio Marubo oficializou, nessa segunda-feira (30), a filiação ao partido Rede Sustentabilidade em Brasília, ao lado de dirigentes e membros da sigla.
Marubo afirmou que se identifica com as causas defendidas pela legenda e a filiação vai ao encontro dos interesses das comunidades indígenas. “Escolhi a Rede Sustentabilidade porque é o partido que melhor atende aos interesses indígenas e está ligado às causas que defendo”, disse.
O líder indígena também atua como procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e, a partir da assinatura de filiação, se coloca à disposição da sigla para colaborar na construção de políticas públicas que defendam os interesses dos povos originários.
A filiação de Marubo é celebrada pelo partido. Para o Dirigente Nacional da Rede Sustentabilidade, Tacius Fernandes, a chegada de Eliésio reforça a construção da legenda no Amazonas. “Eliésio é uma grande liderança dos povos originários no Brasil e, com certeza, dará sua contribuição para que as políticas públicas aos indígenas e aos não indígenas continuem avançando. Marubo chega para contribuir na construção de Manaus e do Amazonas. Ao lado das nossas grandes lideranças Vanda Witoto, Marivelton Baré, André Baniwa, Ariene Susui e Milena Kukama, ter Eliésio nesse time é sinal de que acertamos em construir a Rede.”, avalia.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também enxerga a filiação de Marubo como um reforço na luta das causas indígenas. “É uma grande aquisição para a Rede ter Eliésio Marubo fortalecendo a causa indígena”, diz Marina.
Sobre Eliésio Marubo
Eliésio Marubo é uma das principais lideranças da Terra Indígena Vale do Javari, localizada no Oeste do Estado do Amazonas. De uma linhagem de líderes de peso entre os Marubo, o advogado indígena coloca em prática o ativismo em favor das pautas dos povos indígenas, tendo destaque na articulação política e mobilização social.
Atualmente, além de prestar consultorias jurídicas aos entes públicos na gestão estratégica de negócios e ações governamentais e atender aos setores privados e ao terceiro setor, Marubo é coordenador jurídico voluntário na União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), entidade de representação máxima dos povos originários na região.
Ele também é membro nato do Movimento Político Indígena do Vale do Javari, com ênfase na representação organizacional, articulação política e gestão de conflitos.