Manaus (AM) – O presidente Lula anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para avaliar as condições de trafegabilidade da BR-319. De acodo com o chefe da Nação, o grupo especial vai ser originado no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em entrevista a Band News Difusora do Amazonas, na quinta-feira (3), o presidente disse que a proposta é discutir a viabilidade de prosseguir com as obras da BR, que liga o Amazonas à Rondônia.
Lula disse ainda que a rodovia pode sair do papel, mas que é preciso ter “cuidado” com as questões ambiental. O mandatário afirmou que o governo federal avalia a implantação de um patrulhamento na região, a fim de evitar invasões irregulares durante o período das obras.
Estudo
Um levantamento do Observatório BR-319 (OBR-319) mostrou dados sobre estradas não oficiais nos municípios de Canutama, Humaitá, Manicoré e Tapauá, no Amazonas. No estudo, foi possível constatar que a rede de ramais na região Sul da BR-319 é seis vezes maior do que a própria rodovia.