País – O novo boletim médico sobre o estado de saúde do presidente Lula, emitido na tarde desta quarta-feira (11), afirma que o presidente passará por uma segunda cirurgia na cabeça. Segundo a equipe que acompanha o presidente, Lula passará por um procedimento endovascular, uma embolização de artéria meníngea média.
“Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã. Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas. O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio”.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares”, disse.
O que é hemorragia intracraniana, condição que fez Lula ser operado às pressas
A hemorragia cerebral é um tipo de acidente vascular cerebral (AVC) causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro, o que provoca o vazamento de sangue para os tecidos cerebrais. Isso pode causar danos às células do cérebro e levar a complicações graves.
Quais os sintomas de hemorragia cerebral?
Os sintomas podem variar dependendo da localização e da gravidade, mas incluem:
- Dor de cabeça intensa e súbita;
- Náuseas e vômitos;
- Perda de força ou paralisia em um lado do corpo;
- Alterações na visão, como visão turva ou dupla;
- Dificuldade para falar ou entender a fala;
- Confusão ou desorientação;
- Convulsões;
- Perda de consciência.
Acidente domestico do Presidente
O problema de Lula estaria ligado ao acidente doméstico sofrido em 19 de outubro passado. O petista caiu no banheiro e bateu a cabeça. Nas semanas seguintes, fez uma série de exames e passou vários dias trabalhando a partir do Palácio da Alvorada, sem comparecer à sede do governo.
—
Com informações do Band.com.br