O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida à Presidência da República, segundo pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de setembro, com 48% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 38% dos votos válidos.
O resultado em votos válidos inclui só as intenções atribuídas a um candidato, excluindo-se brancos e nulos. É assim que o TSE divulgará os resultados no domingo à noite, 2 de outubro. Se um candidato receber pelo menos 50% + 1 dos votos válidos, ele ganha a eleição no primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, Ciro Gomes (PDT) tem 6% dos votos válidos; Simone Tebet (MDB), 5%. Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada um. Os outros nomes não pontuaram.
O levantamento foi realizado de 25 a 27 de setembro. Foram 4.500 entrevistas em 323 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-01426/2022.
Em eventual segundo turno, segundo a pesquisa, Lula teria 51% das intenções de voto e Bolsonaro 39% nesse cenário.
A vantagem do petista para Bolsonaro em um confronto direto está em 12 pontos percentuais. Na semana anterior, era de 8 p.p. Lula oscilou 1 ponto para cima, dentro da margem de erro, enquanto o presidente variou 3 para baixo. Votos brancos e nulos somam 8%, e 1% dos entrevistados não soube responder.