O Manaus FC perdeu para o Grêmio Novorizontino por 2×0 fora de casa e se despediu da Série C sem a conquista do acesso, objetivo tão sonhado pelo clube e torcedores. A partida válida pela última rodada do quadrangular final foi realizada na tarde do último domingo, 7, no estádio Jorge Ismael de Biasi na cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo. Com o resultado, a equipe manauara ficou em 3° lugar da chave D, com 6 pontos, três atrás do Novorizontino, clube que ficou com a última vaga para o acesso a Série B em 2022.
As equipes chegaram para o duelo decisivo com o mesmo número de pontos. Mas apesar de ter um saldo de gols bem superior ao rival, o Manaus teria o acesso garantido apenas com a vitória já que o adversário possuía um triunfo a mais que o Gavião, primeiro critério de desempate.
A melhor chance do Manaus no primeiro tempo aconteceu a cabeçada do atacante Denilson que exigiu boa defesa do goleiro Giovanni. Com o placar zerado no primeiro tempo, o Manaus tinha apenas 45 minutos para vencer, mas o adversário, empurrado por três mil torcedores, controlou as ações do jogo e marcou dois gols na segunda etapa. O primeiro saiu em cobrança de escanteio que foi desviado pelo zagueiro Edson Silva.
Próximo ao final do jogo, o meia Douglas Lima acertou um voleio que passou perto do gol do Novorizontino. Já sem forças para reagir, o Manaus abriu espaços na defesa e tomou o segundo gol após cruzamento rasteiro na grande área completado por Douglas Baggio, de carrinho.
Agora o Manaus volta suas atenções para a última competição do calendário da equipe em 2021, a Copa Verde. A partida será contra o Remo e está prevista para às 21h30, na Arena da Amazônia e ainda não há informações sobre venda de ingressos ou presença de público. A partida de volta será no dia 24 na capital paraense. O campeão do torneio receberá uma premiação em dinheiro e avança duas fases eliminatórias na Copa do Brasil em 2022, competição que dá ao campeão uma vaga na Libertadores do ano seguinte.