Nos últimos 15 dias, os casos confirmados de Covid-19 em Manaus aumentaram 113%, passando de uma média de 15 para 32 registros por dia. No interior, os casos subiram de 50 para 76, diariamente. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RPC).
A situação é ainda mais preocupante porque, segundo a FVS, nos meses de dezembro e janeiro, o estado entra no período de maior transmissão de síndromes gripais, como a Covid-19, por conta das chuvas.
“É importante que estejamos atentos e, por isso, estamos intensificamos a vigilância genômica, fazendo o sequenciamento de todos os genomas de todas as amostras de RT-PCR positivas, que vão ser aproximadamente 400 amostras por semana, em parceria com a Fiocruz", destacou a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim.
De acordo com Tatyana Amorim, as baixas coberturas vacinais se dão em comunidades rurais e indígenas, principalmente, de difícil acesso. "Por isso nós estamos trabalhando com estratégias para intensificar essa cobertura”, destacou.
Medidas
Em virtude do cenário epidemiológico no estado, a partir desta quarta-feira, 8/12 será realizada a ação de megavacinação, que irá se estender ao longo dos próximos meses nos 62 municípios. O objetivo é avançar em até 20% a cobertura vacinal dos municípios durante a campanha com ações estratégicas.
Manaus terá uma Carreta da Vacinação, que vai ficar na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro, das 9h às 16h, até o dia 23 de dezembro. Depois, a carreta seguirá pelos bairros fazendo a busca ativa da população.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas também decidiu, na noite dessa terça-feira, 8/12, suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas em território amazonense.