Manaus ultrapassou a marca de 700 mil doses de reforço aplicadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contra Covid-19 na população da cidade. Também conhecida como terceira dose, ela é essencial para manter os níveis de anticorpos contra a doença após o usuário ter completado o ciclo vacinal com as duas doses iniciais.
O Vacinômetro municipal aponta, até as 10h desta segunda-feira, 16/5, que um total de 703.409 doses de reforço foram aplicadas em Manaus. O número foi alcançado devido às 1.638 doses aplicadas na sexta-feira, 13/5, e 2.074, no sábado, 14/5.
“A terceira dose tem uma importância baseada em estudos científicos, que identificaram uma queda nos níveis de anticorpos da vacina contra a Covid-19 após determinado período. Essa dose extra vem justamente para elevar esses anticorpos novamente, então sua aplicação é fundamental para manter a população protegida”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.
Preconizada em nota técnica do Ministério da Saúde, a dose de reforço começou a ser aplicada pela Semsa no dia 15 de setembro de 2021. Atualmente, ela pode ser tomada por todas as pessoas com 18 anos ou mais, e por adolescentes de 12 a 17 anos que possuam alto grau de imunossupressão.
A lista com os endereços, horários e vacinas disponíveis nos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também estão disponíveis nas redes sociais da secretaria (Semsa Manaus no Facebook, e @semsamanaus no Instagram).
Atrasados
Até o momento, 680.154 pessoas já passaram do intervalo para tomar a terceira dose e ainda não buscaram o reforço, até a manhã desta segunda-feira. Para receber o imunizante, basta apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.